Você está visualizando atualmente História da Igreja Betânia: dos EUA até São Leopoldo

História da Igreja Betânia: dos EUA até São Leopoldo

Conheça a história da Igreja Betânia e saiba como ela começou nos EUA para chegar a vários lugares do mundo, até alcançar São Leopoldo – RS.

Vídeo comemorativo dos 50 anos da Missão Betânia – Um resumo de nossa história

Nossa história começa na cidade de Mineápolis, MN, EUA, onde um cristão Luterano chamado Theodore A. Hegre, a partir de uma reflexão sobre a canção “Eu estou satisfeito com Jesus, mas será que Jesus está satisfeito comigo“, fez uma oração onde disse a Deus: “Deus, eu não estou satisfeito, deve haver muito mais na vida cristã do que eu tenho. O Senhor tem o que preciso. O Senhor precisa revelar-me o que preciso. Será que o homem precisa esperar pelo túmulo para que o entregue?” Ele então, entregou sua vida a Deus (já era diácono e líder da mocidade Luterana) e levantou, crendo que Deus o recebera.

ted-hegre-historia-igreja-betania
Theodore A. Hegre, fundador da Betânia

Em 1940, ouviu uma mensagem impactante sobre missões, e compartilhou com seu grupo de estudos sobre a necessidade pessoal de cada um sobre espalhar o evangelho a toda a criatura através da terra.

Em 1943, com o crescimento do grupo de estudo bíblico, adquiriram uma capela com capacidade para 70 pessoas, iniciando um trabalho devotado à profundidade de vida e missões. Muitos acharam que o projeto não daria certo pelo fato de Hegre não possuir nenhuma formação Teológica, e que aquilo era só mais um “movimento”.

Em 16/04/43, 16 pessoas fundaram a Capela Betânia.

Hegre criou o periódico “Mensagem da Cruz”.

Sua igreja chegou a ter, em um culto, 07 pessoas, o que quase o fez desistir do ministério. Após uma oração, Deus trabalhou em sua vida, e, através da dependência d’Ele, ao longo do tempo chegou a mil membros.

Em 1944, o Pr. Hegre entendeu ser a vontade de Deus que eles treinassem, enviassem e sustentassem 100 missionários no campo. A igreja tinha 50 membros nessa época.

Em 1946 enviaram a primeira missionária, Marie Bakken Pessoa para a Guiné Bissau.

Em 1948 Fundaram a Escola de Treinamento Missionária, que depois se tornaria a Bethany College of Missions.

escola missionaria betania historia da igreja
Escola missionária Betânia

Em 1974 o grupo atingiu sua meta, enviando o centésimo missionário, Stanley Harder, para o México.

Ted Hegre morreu em 27/10/1984 de ataque cardíaco em Singapura, ocasião em que pregava na JOCUM, com 283 missionários Betânia no campo fora dos EUA, 210 alunos no projeto de treinamento missionário e diversos ex-aluno espalhados pelo mundo servindo em outras missões.

“Não importa quem somos, recebemos o chamado para sermos trabalhadores junto com Deus em Seu grande programa de resgate e recuperação — a evangelização do mundo todo”
— T.A. Hegre, fundador da Betânia Internacional

Betânia no Brasil

No Brasil, nossa história começa em 1961 com a chegada dos primeiros missionários no Brasil, na cidade de Altônia – PR

Em 1964 a Missão Betânia no Brasil é fundada, ano também da fundação da Editora Betânia em Belo Horizonte.

Em 1967 os Seminários Betânia de Altônia/PR e Cel. Fabriciano/MG, foram fundados, treinando e enviando diversos obreiros para o campo missionário e pastoral.

seminaristas do seminario betania em altonia 1964
Primeiros seminaristas da Betânia em Altônia – PR, em 1967

Nesse tempo, a Missão Betânia, pela pregação do evangelho, estabeleceu igrejas em vários lugares no Brasil, através da ação dos missionários e alunos, sendo necessária a organização dessas igrejas em um órgão diferente da Missão.

primeiras igrejas betania no Brasil
Primeiras igrejas Betânia no Brasil

Em 1991 foi criado o CONAIBE – Concílio Nacional da Igreja Evangélica Betânia – órgão independente da Missão Evangélica Betânia – com a finalidade de administrar as igrejas Betânia.

Em 2001 foi estabelecida a Igreja Betânia de São Leopoldo/RS pelos missionários americanos Patrick e Nedra Dugan.

Desde 2009, o casal Matheus e Sabrine Hetti pastoreiam a Igreja.

A Igreja Betânia, entendendo a constante necessidade de aprendizado dos cristãos, fundou, em 2012 o PROJETO TCHÊ e o SEMIBSUL, uma Escola de Teologia, com ênfase em conhecimento bíblico e capacitação ministerial.

E nossa história continua… Venha fazer parte dela!