Você está visualizando atualmente Desigualdade na Educação: Como Resolver?

Desigualdade na Educação: Como Resolver?

Diversos estudos comprovam que há uma grande diferença entre o sucesso acadêmico de negros e/ou pobres em comparação com estudantes brancos e/ou ricos.

Como resolver esse problema?

Muitos teóricos propõem que o problema encontra-se na falta de oportunidades para negros e pobres: eles sofrem discriminação, tem acesso a pior educação, vêm de famílias com pouca educação, entre outros fatores.

Não há como negar que esses fatores influenciam.

Boa parte da políticas públicas para amenizar a desigualdade tentam resolver essas questões, e isso é útil.

Porém, a melhor e mais eficaz forma de reduzir a desigualdade é outra: FAMÍLIA E FÉ.

Um meta-estudo acadêmico realizado nos EUA avaliou diversas pesquisas sobre a redução desse tipo de desigualdade.

A conclusão do estudo é que os fatores que mais reduzem a desigualdade no desempenho educacional são:

1 – A presença ativa dos dois pais biológicos;

2 – Fé religiosa;

Os estudos mostram que se um estudante negro ou pobre estiver em uma família bem estruturada e for participante regular de uma igreja, a discrepância de seu sucesso educacional em relação a estudantes brancos e ricos praticamente desaparece.

Isso mostra que se a mensagem da Bíblia se espalhar na sociedade, resolvemos não apenas nossos problemas pessoais (sendo a salvação o maior deles), mas também resolveríamos nossos problemas sociais mais facilmente.

#ConversasBetânia #desigualdade #problemassociais #pobreza #racismo #escola #universidade #academia

Link para os estudos (em inglês): bit.ly/desigualdadeestudo

Deseja aprender a pensar criticamente e ter respostas cristãs sobre os problemas atuais? Conheça o Seminário Teológico Betânia em São Leopoldo: