Você está visualizando atualmente ISRAEL, PALESTINA E NÓS

ISRAEL, PALESTINA E NÓS

A forma como o conflito entre palestinos e israelenses acontece, mostra dois detalhes do comportamento humano: o senso de responsabilidade de um lado e o abuso desse senso do outro.

Quanto mais poderoso, mais seguro de si, mais força se tem, maior a responsabilidade em como vai reagir. Israel tem mais poder militar, tecnológico, armas, recursos. Poderia, em dias, dizimar todos os palestinos que vivem na faixa de Gaza.

Os palestinos, por outro lado, lançam foguetes aleatoriamente no território israelense. Não se importam onde vai atingir, quantas pessoas morrerão, se serão crianças, palestinos que vivem em Israel (milhares vivem em Israel, por serem cidadãos). Eles usam mulheres e crianças como escudo humano, para frear o contra-ataque israelense. Não há nenhum senso de responsabilidade, pelo contrário, tentam abusar desse senso que há do lado de lá. Eles sabem que Israel não lançará uma ofensiva dizimadora, por confiar no senso de responsabilidade dos inimigos.

Esse abuso pelo lado covarde decorre da segurança de que o lado responsável vai agir previsivelmente.

Essa lógica, em termos proporcionais, pode acontecer nas relações humanas pessoais. Um marido que trata mal a esposa acreditando que não terá consequências, porque esta responsavelmente está tentando manter o lar estável para proteger seus filhos; um chefe que abusa do empregado, porque sabe que este precisa do emprego para sustentar sua família; um empregado que abusa do chefe, porque sabe que este não conseguirá repor sua posição caso seja demitido; um filho velho que não sai de casa e abusa dos pais, vivendo sem contribuir com nada, porque sabe que estes não irão expulsá-lo…

Se você é ‘israelense’, segure a onda, mas crie um plano para se livrar do abuso. Provérbios 14.16 diz que “O sábio é cauteloso e evita o mal…”, aja estrategicamente, escolha bem suas palavras e ações para evitar e se livrar do mal.

Se você é ‘palestino’, pare de jogar foguetes nos outros. Mude seu comportamento, sua abordagem. Não seja uma pessoa covarde que abusa da boa vontade e da responsabilidade dos outros. O mesmo texto de Provérbios 14.16 continua “…mas o tolo é impetuoso e irresponsável”.

Texto: @matheushetti

🕵 Siga nossas redes:

Facebook: https://www.facebook.com/betaniateo
Instagram: https://www.instagram.com/betaniateo
Youtube:  https://www.youtube.com/betaniateo

IgrejaBetania

Ser uma igreja diferente – que pessoas sem igreja amem participar.

Deixe um comentário